Confiança do consumidor
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O índice da Universidade de Michigan recuou em novembro para 50,3 pontos, abaixo do mínimo registado em 2008, refletindo forte pessimismo com a economia e o impacto do encerramento parcial do Governo.

A confiança dos consumidores nos Estados Unidos voltou a deteriorar-se em novembro, atingindo o segundo nível mais baixo de sempre, de acordo com os dados divulgados pela Universidade de Michigan. O índice de sentimento caiu para 50,3 pontos, face aos 53,6 registados em outubro, ficando abaixo do mínimo histórico de 2008, atingido durante a crise financeira global.


De acordo com o relatório, o declínio reflete maior pessimismo em relação à economia, ao emprego e à inflação, agravado pela paralisação parcial do Governo federal e pelo aumento do endividamento das famílias. O pessimismo foi generalizado em todas as faixas etárias e níveis de rendimento, com uma maioria dos inquiridos a antecipar uma deterioração das condições financeiras nos próximos seis meses.


Do ponto de vista financeiro, o ambiente de maior aversão ao risco e de condições de crédito mais restritivas tende a limitar o ímpeto da procura e a reforçar a probabilidade de um abrandamento cíclico. A evolução do sentimento dos consumidores nos próximos meses será determinante para avaliar se a economia norte-americana caminha para uma simples desaceleração ou para um cenário recessivo mais pronunciado.

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